terça-feira, 5 de maio de 2009

AMIZADE - TEMA JÁ ESGOTADO?


Acabei de me ater sobre uma coisa: muitos já escreveram sobre a importância da amizade, mas ninguém já escreveu sobre o quanto custa “caro” uma amizade. Quando se fala em “caro” pensamos logo em dinheiro. Mas gostaria que o leitor ampliasse a quantidade de conceitos dados para esta tão pequenina palavra.
“Amizade” – Isso ecoou literalmente na minha mente. Fui então fazendo uma análise dos tipos que considerava meus amigos e, tentar dessa forma, tirar a essência desta palavra que simboliza uma idéia tão abstrata e de difícil explicação. Até hoje não houve poeta sequer com poder tamanho para esgotar toda gama de apreciações para este doce e singular vocábulo: “amizade”. Certa amiga minha estava com alguns problemas de relacionamento com uma grande amiga de infância sua e me fez refletir a respeito de como encaro ou valorizo os meus amigos. Os meus amigos são muito importantes na minha vida pra perdê-los tão facilmente. Amizade é um investimento alto! Sabe o trabalho que dá ter um grande amigo? Você tem que percorrer horas de viagens, de passeios inesperados ou planejados, de brincadeiras engraçadas e sem graça, de piadas pra doer a barriga ou daquelas que dão vontade de chorar, de dormir nas mesmas casas ou nas calçadas depois de um grande show, de abraços, de choro, de alegrias, de consolo na doença ou na morte, e tantos e tantos outros motivos. Percebi que a gente acaba não só sendo amigo do amigo, mas de tudo que o cerca. É uma espécie de contrato com o espaço-tempo. Uma aliança sem testemunhas a não ser a nossa consciência somente. E isso não tem como apagar, portanto é de extrema responsabilidade manter. Só em pensar no trabalhão que teria para ter um novo amigo, prefiro os meus velhos e bons parceiros de guerra. Com todos os defeitos, mesmo porque também os tenho. Sei que esse será apenas mais um texto sobre o tema. Mas posso ver que apesar de tantas “decepções” que hora eram grandes no passado, hoje nem tanto, eu consegui perceber que existem tantas pessoas boas no mundo e ainda há muitas que preciso e quero conhecer. O ser humano ainda tem chance...

10 comentários:

Roberta disse...

São raras as pessoas nas quais pode-se notar tamanha sensibilidade. Seria caro construir outra relação como a nossa!

Beijo, nego e muito obrigada pela oportunidade de reflexão.

TE AMO

Unknown disse...

Parece que Daniel sempre tem uma coisa boa pra dizer. Ele nos acalma e sempre dá um jeito de fazer as coisas se tornarem mais fáceis Nos faz perceber o quanto é importante cuidar das pessoas que amamos e que o cíume é normal. Me mostrou que nada melhor que uma conversa franca pra resolver os mal-entendidos. Sou a pessoa mais feliz do mundo por ter OS MELHORES AMIGOS, por eles sempre estarem comigo e me fazer sentir a pessoa mais completaa. Muito obrigada Dan.

Roberta disse...

Daniiiiiii eu A-D-O-R-E-I o texto...mto lindo mesmo.!
Você sabe o quanto admiro não só sua sensibilidade,mas a forma com que você extrai o que tem de mais sincero dentro desse coraçãozinho lindo.!
Fico cada vez mais feliz quando leio ou escuto algo que você faz,porque apesar das 'decepções' e do 'mundo' em que vivemos podemos acreditar que em algum lugar existe alguém assim como VOCÊ.! eu te amo muito.! :*

Mariana Miguêz.! ;)

May Sampaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
May Sampaio disse...

Pois é...naqueles momentos em que nada tem mais sentido nas nossas vidas, ou no qual procuramos dar sentido as coisas, Dan surge com suas sábias palavras.
Amizade...Como nos diz Letterman: "Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos." Novas amizades sempre é bom...mas é tão bom lembrar daquele nosso amigo que esteve ao nosso lado em tantos momentos difíceis e também de felicidade. E digo isso por experiência própria...vim morar em outra cidade, conheci novas pessoas, mas os momentos mais marcantes vivi com meus amigos de Amargosa, especialmente da Agrotécnica, posso dizer que essa é uma família pra mim. Acredito que quando existe uma verdadeira amizade, pouco importa se existe a distância, o tempo ou qualquer outro motivo que nos afaste. Quando nos reencontramos nossa amizade é tão forte quanto sempre. Como uma composição do próprio Daniel César vem nos dizer: "Distâncias não existem, algo mais forte insiste em manter aceso o nosso amor, pode vir o tempo, tempo que for a nossa amizade eternizou..."

Nielly Leal x) disse...

. MUUITO LINDO !
Tio Dan, parabéns pelo texto!
É, o senhor e suas palavras, um jeito diferente de escrever, um outro olhar do mundo.

' É, os verdadeiros motivos pra se valorizar um amigo '

.. sempre aprendendo contigo!

Te amo muuito, meu tio e amigo♥

Unknown disse...

Só em pensar no trabalhão que teria para ter um novo amigo, prefiro os meus velhos e bons parceiros de guerra.

Principalmente um que nem Daniel!

hehe

Otimo texto Dan!

alexsandro disse...

Poxa,
esses simples versos fazem agente realmente perceber a essência de uma grande amizade e que com certeza é bom cultivar a nossa velha amizade porque é muito difícil achar outras igual a sua Dan...
show de Bola...

leyyla Morais disse...

Linda d++, Perfeita Dan, tocou fundo Aki , me identifiquei !

leyyla Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Produção de Café

Produção de Café
Daniel Cézar