segunda-feira, 9 de março de 2009

Gostaria de compartilhar com todos o texto do meu amigo Cecílio a respeito de minha nova música....


Documentário sobre Remanso lança música do compositor Daniel Cézar
Cecílio Bastos


Dá para notar na voz do cara: Daniel Cézar está empolgado com a sua mais nova composição, Meu remanso, que será lançada no próximo dia 6 de março no Departamento de Ciências Humanas da UNEB em Juazeiro/BA, durante a estréia do filme Dos que sobraram das águas. “É a primeira vez que vejo minha música vinculada ao cinema e isso revela ainda mais o conteúdo daquilo que componho”. Apaixonado por memória, o músico disse que foi angustiante explorar as sensações na canção, mas que a motivação ficou por conta do caráter de denúncia de ambas as produções.

Daniel Cézar, que também é historiador, mora hoje na cidade de Amargosa/BA, região do Vale do Jiquiriçá. Seu trabalho, ainda pouco conhecido, faz parte do autêntico círculo de música alternativa. Do som de raiz ao elétrico, busca sempre um repertório que provoca reflexão, fator que já lhe rendeu boas críticas. Autor de letras voltadas para questões sociais, Cezar explica que “esse tipo de música é difícil de se tornar visível e a chance de expor está no casamento com outras linguagens”.

A música Meu remanso, produzida especialmente para o filme e interpretada pelos estudantes de jornalismo Michael Ribeiro e Edésio César, incorpora elementos do pop music com algumas influências do forró e sonoridade da moda de viola. O conteúdo é inspirado na história oral da cidade de Remanso/BA, região do semi-árido inundada na década de 1970 para a implantação do Lago de Sobradinho. Foi no clima de nostalgia dos moradores da antiga região ribeirinha que o compositor desenvolveu a letra da música com versos polêmicos, saudosos e uma sonoridade tocante.

Dos que sobraram das águas é nome do documentário que conta histórias de pessoas que presenciaram a tumultuada desocupação da região inundada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). O filme tem a direção das formandas em jornalismo Inês Guimarães e Patrícia Telles. Elas comentam que a música de Daniel “tornou o filme muito mais tocante e deu um direcionamento interessante ao roteiro”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Produção de Café

Produção de Café
Daniel Cézar