Documentário sobre Remanso lança música do compositor Daniel Cézar
Cecílio Bastos
Dá para notar na voz do cara: Daniel Cézar está empolgado com a sua mais nova composição, Meu remanso, que será lançada no próximo dia 6 de março no Departamento de Ciências Humanas da UNEB em Juazeiro/BA, durante a estréia do filme Dos que sobraram das águas. “É a primeira vez que vejo minha música vinculada ao cinema e isso revela ainda mais o conteúdo daquilo que componho”. Apaixonado por memória, o músico disse que foi angustiante explorar as sensações na canção, mas que a motivação ficou por conta do caráter de denúncia de ambas as produções.
Daniel Cézar, que também é historiador, mora hoje na cidade de Amargosa/BA, região do Vale do Jiquiriçá. Seu trabalho, ainda pouco conhecido, faz parte do autêntico círculo de música alternativa. Do som de raiz ao elé

A música Meu remanso, produzida especialmente para o filme e interpretada pelos estudantes de jornalismo Michael Ribeiro e Edésio César, incorpora elementos do pop music com algumas influências do forró e sonoridade da moda de viola. O conteúdo é inspirado na história oral da cidade de Remanso/BA, região do semi-árido inundada na década de 1970 para a implantação do Lago de Sobradinho. Foi no clima de nostalgia dos moradores da antiga região ribeirinha que o compositor desenvolveu a letra da música com versos polêmicos, saudosos e uma sonoridade tocante.
Dos que sobraram das águas é nome do documentário que conta histórias de pessoas que presenciaram a tumultuada desocupação da região inundada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). O filme tem a direção das formandas em jornalismo Inês Guimarães e Patrícia Telles. Elas comentam que a música de Daniel “tornou o filme muito mais tocante e deu um direcionamento interessante ao roteiro”.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário